Pianos Acústicos

O piano acústico é um instrumento de teclas cujas cordas são percutidas por martelos. É o piano clássico, que foi criado em meados de 1700. Com um mecanismo muito bem pensado e modelos imponentes, ainda é o sonho de consumo de muitos pianistas.

Como funciona um piano acústico?

O piano acústico funciona sem nenhuma dependência de energia. Tem um mecanismo tão singular que os pianos digitais tentam copiar seu som.

As cordas de um piano naturalmente desafinam com o tempo, independente se o piano for tocado ou não. Para manter uma boa sonoridade, é recomendável que seja afinado pelo menos uma vez por ano. No caso de pianos novos, no primeiro ano são necessárias duas afinações. Independente da idade do piano, procure técnicos especializados para a garantia de um bom resultado. O técnico também será capaz de avaliar o estado do piano ou se é necessário algum tipo de manutenção.

Para manter seu piano em perfeito funcionamento e garantir sua durabilidade, alguns cuidados são importantes: 

  • Mantenha o piano em um local  livre de umidade e calor excessivo. Procure manter a umidade do ambiente entre 40% e 60%. Caso necessário e dependendo de sua região, utilize umidificadores ou desumidificadores;
  • Procure manter o móvel livre de poeira utilizando um pano macio e seco. Nunca utilize produtos químicos. Pra polimentos com cera, consulte um técnico ou a própria loja especializada para saber as opções indicadas.
  • Para a limpeza do teclado, utilize também um pano seco e macio. Caso o teclado apresente sujeiras mais difíceis, use um pano umedecido em solução com água e detergente neutro. Não utilize álcool.

Tipos de pianos acústicos

Atualmente, existem dois modelos de pianos acústicos: os de cauda e os verticais (também chamados de pianos de armário), em diferentes tamanhos e preços

Piano acústico de cauda

Os pianos de cauda são os mais imponentes e reconhecidos pelo mundo. Por serem mais caros e precisarem de  um espaço maior, são vistos com mais frequência em salas de concertos e teatros. Entretanto, existem diferentes medidas que podem se adequar a diversos tamanhos de salas, e é crescente a procura por pianos de cauda menores para casas e até apartamentos.

Os pianos de cauda são encontrados em diferentes medidas. No exterior, os pianos são comprados peo tamanho – são vendidos pelo metro (ou pés). O valor e a qualidade crescem exponencialmente de acordo com o tamanho. No Brasil, surgiu a ideia de organizá-los por suas próprias medidas como frações, por exemplo, ¼ de cauda, ½, cauda, ¾ de cauda e cauda inteira. 

Entretanto, o que importa é entender que quanto maior a cauda, maior o som. Estas medidas influenciam diretamente no volume sonoro do piano, já que o comprimento das cordas será proporcional ao comprimento do piano, bem como a área do tampo harmônico. 

Um outro fator importante é o modelo e marca do piano. Os materiais utilizados, projeto e esmero na construção também ajudam a diferenciar o instrumento.

Piano acústico vertical

Os pianos acústicos verticais são mais práticos, por serem menores e, portanto, vistos com mais frequência em casas e apartamentos. São mais fáceis de transportar e se adaptam a espaços menores, sendo uma ótima alternativa aos pianistas que não abrem mão de um som acústico mas não dispõem de muito espaço.

As medidas variam de acordo com o tamanho (altura). No mercado brasileiro temos modelos de 109 a 133 cm em média. Esta medida influencia o volume sonoro pois, assim como nos pianos de cauda, tem relação com o comprimento das cordas e área do tampo harmônico. Claro que existem outros fatores a se considerar como um bom projeto, bons materiais e a própria construção em si. Por isso o Yamaha é a melhor opção no Brasil. 

Faixa de preço

Os pianos acústicos verticais novos podem ser encontrados a partir de R$25.000,00. Já os pianos de cauda novos são encontrados a partir de R$75.000,00. 

Para quem é indicado

Os pianos acústicos são indicados para um público muito diversificado, desde iniciantes aos pianistas mais experientes. A Yamaha oferece modelos simples, os chamados pianos de entrada, pianos profissionais além de linhas premium.

Os pianos também são muito usados como objetos de decoração, por trazerem uma perspectiva única  para qualquer ambiente. Ter um piano clássico em casa é um sinal claro de bom gosto e refinamento.

Para a escolha do modelo ideal, é preciso levar em consideração:

  • Espaço: é importante medir e entender o espaço disponível onde  o piano será colocado antes de escolher o modelo;
  • Investimento: por existirem modelos com faixas de preço muito diferentes, é essencial definir qual é o investimento desejado para a compra do piano;
  • Características do piano: apesar de todos serem acústicos, existem diferenças entre o som e mecânica de tipos de pianos citados nesse artigo. Por isso, o pianista precisa ter clareza de suas prioridades e exigências antes de escolher o modelo ideal.

Pianos acústicos Yamaha

A Yamaha Musical é a maior fabricante de instrumentos musicais do mundo. Desde o ano de 1900 a empresa já vendeu 6,15 milhões de pianos. Além da liderança no mercado de instrumentos musicais, a empresa está no topo dos mercados de áudio e vídeo, equipamentos de tecnologia da informação, entre outros, porém o piano foi o primeiro produto fabricado pela Yamaha.

A Yamaha tem o conceito “made by Yamaha”, que garante que a empresa seja responsável por fabricar todos os componentes internos do piano, o que mantém o controle de qualidade. Além disso, está em constante desenvolvimento tecnológico, aliado aos muitos anos de produção artesanal. Um diferencial muito importante é que os pianos Yamaha passam por um processo de aclimatação de acordo com o país de origem, o que resulta em maior durabilidade.

No Brasil, a Yamaha é a melhor alternativa séria de pianos, pois está 100% presente no país. Outras marcas precisam ser importadas, deixando o preço muito mais alto, e não oferecem pós venda. Além disso, a presença total da marca no país garante a valorização do piano durante o tempo, evitando a perda de valor para a revenda.

Hoje, os pianos Yamaha estão presentes em importantes salas de concerto no mundo e são utilizados por grandes nomes como: Paul McCartney, Elton John, Chick Corea, Maria João Pires, John Legend, entre outros.

Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.

Rolar para cima
× Entre em Contato