Piano digital ou teclado? Qual escolher?

Para quem está começando a tocar ou se interessar por pianos, é comum se perguntar: Qual a diferença entre o teclado e o piano digital? Qual escolher?

São dois instrumentos que facilmente são confundidos, mas existem diferenças importantes que precisam ser analisadas principalmente no momento da compra.

Instrumentos de teclas são, em sua maioria, compras de alto valor. Por isso, espera-se que, ao escolher um instrumento, ele dure anos. É essencial tomar a decisão certa tanto em relação ao modelo escolhido quanto à marca para que esse objetivo seja alcançado.

 

Diferenças entre pianos digitais e teclados

 

Número de teclas

Os teclados possuem em média 64 teclas, enquanto os pianos digitais possuem 88, o mesmo número de teclas de um piano acústico. 

Peso das teclas

As teclas dos teclados são muito leves, mesmo quando possuem sensibilidade (touch response), já as teclas dos pianos digitais são “pesadas”, de forma a simular o teclado de um piano acústico. Os bons pianos digitais simulam inclusive a diferença de peso nos registros grave, médio e agudo. Se você pretende aprender piano, esse detalhe faz toda a diferença no estudo da técnica correta.

Recursos

Os teclados, desde os modelos mais simples, oferecem muitos recursos, timbres (sons) de instrumentos diversos, acompanhamentos rítmicos variados e efeitos. Alguns modelos de pianos digitais, especialmente aqueles voltados ao palco,  também contam com esses recursos, já os modelos mais básicos não têm esse objetivo, no entanto, oferecem timbres interessantes de órgãos, cravos e strings.

 

Caso sua intenção seja explorar ao máximo os recursos de timbres e ritmos, o teclado é o instrumento mais indicado; mas se a proposta é o estudo do piano, sem dúvida o piano digital será a melhor escolha.

 

Tipos de pianos digitais

Agora que apresentamos as principais diferenças entre teclados e pianos digitais, vamos falar sobre os diferentes modelos de pianos digitais:

Pianos digitais portáteis

O pianos digitais portáteis são instrumentos compactos (mas com 88 teclas), fáceis de transportar em uma bolsa própria, em qualquer carro. Indicados para quem precisa tocar em eventos, igrejas e apresentações diversas onde o lugar não tenha um piano acústico.

Também é indicado para quem está iniciando os estudos e não pode investir muito em um piano, pois os portáteis são as opções mais econômicas.

Alguns dos modelos mais indicados são o Yamaha P-45 e Yamaha P-125:

Yamaha P-45
Yamaha P-45 – Clique aqui para saber mais
Yamaha P-125
Yamaha P-125 – Clique aqui para saber mais

 

Pianos digitais com móvel

Os pianos digitais com móvel (e banqueta) são indicados para quem pretende comprar um instrumento que ficará em um lugar específico. Não são indicados para transportes frequentes por serem maiores e mais pesados. A proposta do piano digital com móvel é fazer com que se pareça ao máximo com o piano acústico, tanto sonoramente quanto visualmente, o que gera uma experiência mais interessante. Os móveis são muito bonitos e se adaptam a qualquer tipo de decoração.

Alguns dos modelos mais indicados são o Yamaha YDP-144 e Yamaha CLP-735:

Yamaha YDP-144
Yamaha YDP-144 – Clique aqui para saber mais

 

Seja qual for o modelo escolhido, você terá a opção de estudar com fone de ouvido, sendo uma escolha frequente por aqueles que moram em apartamento e gostam de praticar a qualquer hora, mesmo à noite.

 

Se no momento você ainda não pode adquirir um piano acústico, um piano digital de qualidade oferecerá tudo o que você precisa para desenvolver e aprimorar o seu talento. É uma opção melhor e mais segura do que se aventurar em algum piano acústico usado que não esteja em boas condições.

 

Rolar para cima
× Entre em Contato